terça-feira, 18 de novembro de 2008

HISTÓRIAS DA BÍBLIA POUCO CONTADAS


Essa apostila tem bastante histórias que ajudarão no momento da mensagem do Culto Infantil

Bom proveito!!!!



beijosssss

Elvira

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

MURALHAS DE JERICÓ


















Histórias Objetivas para Evangelismo Infantil



A arte de contar histórias sempre fez parte da atividade humana em explicar quem somos bem antes de termos a palavra escrita.Foi também uma atividade importante nos tempos bíblicos. Famílias se reuniam ao redor da fogueira para contar histórias e passavam de geração em geração a fidelidade e o amor de Deus e Seu cuidado por cada filho.Jesus também usou histórias como um método de ensino. Muitas vezes através de uma simples ilustração comum as pessoas podiam entender verdades complexas.Hoje não é diferente. Contar histórias ainda é um método eficaz de ensino e de alguma maneira esse método alcança objetivos no aprendizado como nenhum outro.Histórias Objetivas para Evangelismo Infantil, traz uma variedade de temas bíblicos contados através de objetos comuns. É um material prático e fácil de usar pois todas as histórias estão prontas para serem apresentadas em apenas quatro minutos. Você pode usar estes temas em diferentes programas para crianças, adolescentes e até mesmo adultos.Autores: Bettie Stubbs e Marvin Hunt

Baixe aqui http://www.adventista.org.br/Ministeriodacrianca/livretos/histoiras_Objetivas_Evangel.pdf

COLÔNIA DE FÉRIAS

Olá


As férias estão chegando e precisamos nos preparar para elas.

Que tal fazer uma Colônia de Férias em sua igreja, aproveitando o tempo livre das crianças para ensiná-las a Palavra de Deus. Toda a comunidade pode participar!!!

Existem vários temas "Bom é andar com Jesus" " Navegando com Jeus" , mas você pode bolar seu próprio tema. O negócio é aproveitar esses dias de férias para levar a Palavra de Deus aos pequenos!!!




Vale a pena dar uma olhadinha.

Faça adaptação para sua realidade, e mãos a obra!!!!!!!!






terça-feira, 11 de novembro de 2008

Floreça onde está plantada



Conta-se que um rei foi certa manhã ao seu jardim e encontrou as plantas murchando e morrendo. Perguntou ao carvalho que ficava junto ao portão o que significava aquilo.
Descobriu que a árvore estava cansada de viver porque não era alta e elegante como o pinheiro.
O pinheiro, por sua vez, estava desconsolado porque não produzia uvas como a videira.
A videira ia desistir da vida porque não podia ficar ereta e nem produzir frutos delicados como o pessegueiro.
O gerânio estava agastado porque não era alto e cheiroso como o lírio. O mesmo acontecia com todo o jardim.

Chegando-se ao amor-perfeito, encontrou sua corola brilhante e erguida alegremente como sempre.
- "Muito bem meu amor-perfeito, alegro-me de encontrar no meio de tanto desânimo uma florzinha corajosa e feliz. Você não parece nem um pouco desanimado".
- "Não, não estou ! Eu não sou de muita importância, não sou grande nem forte, não tenho beleza ou perfume, mas apenas achei que se no meu lugar nosso Deus quisesse um enorme carvalho, um pinheiro, um pessegueiro ou um lírio, Ele teria plantado um deles;
Mas sabendo que o Senhor Deus queria um amor-perfeito, estou resolvido a ser o melhor amorperfeito que posso".

Nosso maior erro é querer ser como os outros.

Floresça onde você está plantado. Saiba que seja qual for a situação, circunstância, a condição ou o lugar em que se encontre, com a ajuda de Deus você pode se transformar em um lindo jardim.

Você começara a florescer desde o momento em que creia com fé que Deus não cometeu engano quando o pôs onde você está!

Floresça onde você está plantada !!!

A IMPORTÂNCIA DO CULTO INFANTIL





O Culto Infantil em algumas igrejas é o cultinho. Essa expressão surgiu para denotar que o trabalho era para as crianças.
A idéia era mostrar um momento de louvor e adoração na linguagem da criança. Entretanto, o cultinho também dá uma impressão de culto menor, inferior, o que não ocorre na realidade.
O culto a Deus é um grande momento e culto das crianças não é cultinho; é o mais sublime momento de louvor que um ser humano pode entregar ao Senhor Criador, como o próprio Cristo afirmou (Mateus 21:16), desde que seja dirigido para esse fim, independentemente da idade daqueles que ali estão.
Consideramos, portanto o Culto Infantil como sendo aquele que é realizado com a presença de adultos no mesmo local em que as crianças se encontram.

“A criança é o futuro da igreja” É muito comum ouvirmos a frase relacionada às crianças. Sabemos que a intenção por traz dela é boa, mas a mesma pode também ter um efeito negativo que é o de deixarmos para depois um trabalho mais sério, especialmente no que tange às crianças, principalmente quando se refere a um ministério pastoral voltado para elas.
O culto infantil é importante pois:

1- permite uma integração mais fácil das crianças posteriormente no “culto dos adultos”;

2- possibilita à criança um espaço para participar ativamente do culto, seja lendo a Bíblia, cantando, entregando boletim, orando, num contexto maior da congregação;

3- cria uma interação maior entre pastor, líderes e crianças. É muito comum a experiência das crianças dizerem: “Aquele é o meu pastor!”; “Aquela é a minha líder!” pois se sentem valorizadas ao ouvirem e verem os mesmos pregando para elas.

4- é uma forma didática de ensinar as crianças algumas doutrinas importantes, tais como dízimo, batismo, apresentação de crianças, entre outras;

5- dá a criança um profundo senso de auto-valorização, tal qual Jesus fez quando pegou as crianças no seu colo e disse aos discípulos que não as impedissem de virem a Ele. Precisamos nos dedicar às crianças, mais do que simplesmente passar a mão na sua cabeça.
Agora que vc sabe disto, não se omita. Dê o seu melhor para o Senhor!!!
E que Deus te abençoe!!!

Elvira
(Extraído do livro “ Manual Prático parra o Cultto Infantil”- Rawderson Rangel e Manoel Xavier)

Como tudo começou.... Curso para Culto Infantil - SEBIV


No mês de setembro conheci pessoas que vão com certeza marcar minha vida pra sempre.

Tinhamos em comum o desejo de aprender a ministrar "pequenos corações" que são tão preciosos para Deus.
E a ferramenta do Culto Infantil nos dá a possibilidade de ministrar a Palavra de Deus e dar a oportunidade a estes "pequenos corações" de Adorar e Servir um Deus é tão maravilhoso para nós.
Nos reunimos no SEBIV para aprender, mas acabamos ensinando umas as outras.

Foi lindo o que aconteceu!!!

Agora estamos ligadas mas uma vez. Aqui é nosso espaço para mostrar o que aprendermos e compartilhar as experiências o que temos vivido.

Então... mãos a obra!!!

Que Deus nos abençoe!!!

Elvira